Mosteiro da Serra do Pilar
Mosteiro da Serra do Pilar
Isolado no cimo de uma escarpa da serra do Pilar, sobre o Rio Douro, em frente à cidade do Porto, encontra-se o Mosteiro da Serra do Pilar.
O Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, Património da Humanidade, começou a ser edificado em 1538, segundo projeto da autoria de Diogo de Castilho e João de Ruão, com o intuito de albergar os monges transferidos do Mosteiro de São Salvador de Grijó.
As obras só terminaram por volta de 1670, devido a problemas financeiros dos monges e a situação política da altura, o reino de Portugal passou para o domínio de Espanha. Este facto é visível na santa padroeira do mosteiro, Nossa Senhora do Pilar, santa espanhola.
Igreja e claustro têm uma forma invulgar, planta circular, uma réplica da igreja de Santa Maria Redonda, em Roma. A igreja tem a abóbada rodeada por um varandim, com 36 colunas jónicas, um exemplo único em Portugal. No interior, são de salientar as esculturas de madeira policromada, setecentistas, figurando Santa Eulália, Santa Apolónia e Santo Agostinho.
É possível subir ao zimbório, são 100 degraus até à varanda de 360.º que rodeia a cúpula redonda da igreja, sendo os últimos 53 degraus uma escada em caracol.
Em 1809, durante as invasões francesas, o mosteiro foi ocupado pelas tropas de Wellington, tropas inglesas, onde planearam o ataque do exército português à cidade do Porto.
Em 1832, durante o Cerco do Porto, foi reconhecido o valor militar do local e o convento foi transformado num ponto de resistência das tropas liberais de D Pedro IV, onde defenderam a cidade do Porto das forças absolutistas de D. Miguel.
O mosteiro ficou muito danificado, consequência das guerras vividas. Até que em 1834, com a constituição da Real Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Pilar, no reinado de D. Maria II, e posteriormente do Grupo de Amigos do Mosteiro da Serra do Pilar, em 1925, permitiu a recuperação do monumento.
Tornou-se numa caserna militar no início do século XX, e está atualmente sobre a responsabilidade do Regimento da Artilharia da Serra do Pilar.
Do miradouro localizado à frente da igreja pare e aprecie toda a beleza da marginal ribeirinha do Porto e Gaia até à Ponte da Arrábida. Destaca-se ainda a Sé do Porto, a Ponte D.Luis I. Na direção oposta avista-se a zona das Fontainhas e a Ponte de S. João.
Contactos do Mosteiro da Serra do Pilar
- Morada: Largo de Avis (junto à ponte D. Luís) 4430- Vila Nova de Gaia
- Telefone: +351 220 142 425
- Website: http://serradopilar.com/
- Horário: Novembro a março: Terça a domingo das 10:00 às 17:30
Abril a outubro: das 10:00 às 18:30
Última admissão: 15 minutos antes do encerramento
Encerra à segunda-feira e a 25 de dezembro, 1 de janeiro, 1º de maio e domingo de Páscoa. - Preços: Preços de entrada:
1,00€ - visita à “Sala do Património” e ao Claustro
3,00€ - visita à “Sala do Património”, Claustro e subida ao zimbório
Portadores de Cartão Jovem e maiores de 65 anos têm desconto de 50%
Menores de 12 anos não pagam
Mapa do Mosteiro da Serra do Pilar
Largo de Avis (junto à ponte D. Luís) 4430- Vila Nova de Gaia
GPS: 41.138314, -8.608652