Comer no Porto

Sobre o Porto

Comer

Portugal é um país onde a comida tem grande importância. De Norte a Sul, por onde quer que passemos, cada terra, cada zona tem a sua especialidade. O Norte, nomeadamente a zona do Porto, não é exceção e por toda a cidade é possível provar o que de melhor se faz na região.

Desde há algum tempo para cá que na cidade têm aberto inúmeros locais (tasquinhas) onde o visitante poderá provar as iguarias típicas, a um preço bastante convidativo, fugindo, assim, aos restaurantes 'normais'. Com um ambiente descontraído, as tasquinhas estão sempre abertas e cada uma tem as suas especialidades, tornando-se, desta forma, excelentes alternativas a quem pretende conhecer o ambiente típico do Porto.
Iscas, polvo, sardinhas fritas, bolinhos de bacalhau, pernil, salpicão, chispe, queijo, presunto, bifanas, enfim, todo um mundo gastronómico à espera dos estômagos mais resistentes. Tudo isto acompanhado, claro está, da boa caneca de vinho, branco ou tinto, conforme o paladar mais aprecie.

Para além das tasquinhas, a cidade é conhecida pela francesinha. Ao Porto, muitos são aqueles que vêm de propósito para comer esta iguaria que já se tornou famosa mundialmente. Quem está de visita não pode deixar de experimentar!

Outro prato tradicional da cidade são as tripas à moda do Porto. Reza a história que as gentes do Porto enviaram toda a carne que a cidade possuia para as tropas do Infante D. Henrique, aquando da tomada de Ceuta, ficando a população apenas com as miudezas, incluindo as tripas. Desta forma, tiveram que inventar alternativas para as cozinharem, ficando este prato como tradicional da cidade até aos dias de hoje. A alcunha de os 'tripeiros' vem já desde esses tempos.

Todos estes pratos devem ser devidamente acompanhados dos famosos vinhos nortenhos, que certamente serão muito apreciados pelos visitantes.