Rotunda da Boavista

Oporto Guide > Ver > Rotunda da Boavista
Rotunda da Boavista
© Barao78 from pt

Rotunda da Boavista

Durante vários anos, os jardins da Rotunda da Boavista acolheram as festas de S. João, bem como a Feira do Livro do Porto. É possível admirar as inúmeras árvores centenárias que compõe a Rotunda, bem como o imponente monumento que retrata as Guerras Peninsulares e as Invasões Francesas.

A Rotunda da Boavista ou Praça Mouzinho de Albuquerque, deve o seu nome a Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque. A estátua que lá se encontra, o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular (que uniu os portugueses e os ingleses contra os exércitos de França, de Napoleão), é da autoria do do escultor Alves de Sousa e do arquitecto Marques da Silva e foi inaugurada em 1951. Com 45 metros de altura, este monumento é caracterizado por um leão, símbolo da bandeira inglesa, que está a pisar uma águia, símbolo do império de Napoleão Bonaparte. A base é rodeada por soldados esculpidos em granito.

A Rotunda da Boavista é um excelente local para descansar e apreciar a natureza no meio da cidade.

Junto à Rotunda da Boavista fica situada a Casa da Música, que não deve deixar de visitar. Se preferir, poderá descer a Avenida da Boavista, visitar a Fundação de Serralves, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e o Parque da Cidade, local onde poderá descansar e admirar a paisagem. o Castelo do Queijo está logo ali bem como a Avenida Montevideu/Avenida Brasil. Aqui, aproveite e delicie-se com a culinária portuense num dos muitos restaurantes e esplanadas.

Mapa da Rotunda da Boavista

Rotunda da Boavista, porto 4100-123 Porto
GPS: 41.157151, -8.628621

Siga o Guia
Aqui Perto